Formação


Considerando a nossa missão social, o Centro de Quimbres procurou, em parceria com entidades devidamente acreditadas e com o apoio do Fundo Social Europeu, proporcionar à nossa comunidade ofertas formativas que promovessem o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, para uma melhor integração no mercado de trabalho.
O diagnóstico de necessidades de formação por nós realizado e as estatísticas dos Instituto Nacional de Estatísticas revelam, na nossa zona de abrangência, a existência de um índice de desemprego elevado, falta de qualificação profissional, bem como, uma insuficiência a nível da escolaridade.
As consequências sociais da baixa qualificação profissional são uma das nossas principais motivações e informam a nossa vontade de intervenção. Com estas ofertas formativas pensamos dar respostas na e à comunidade no sentido de, por um lado, proporcionar formação profissional e, por outro, proporcionar a dupla certificação, ou seja profissional e qualificante a nível académico a um público mais carenciado.
Temos como principal objectivo contribuir para uma sociedade mais justa e adequada aos nossos tempos, reduzindo o défice de qualificações escolares e profissionais e, consequentemente, melhorar as condições de emprego e proporcionar uma oferta integrada de educação e formação a adultos maiores de 18 anos com baixas qualificações.

Neste sentido temos desenvolvido projectos de Educação e Formação de Adultos, Formação Para a Inclusão, Formação Modelares Certificadas e Processos de RVCC.



O Centro Social Cultural e Recreativo de Quimbres está a realizar o processo de certificação pela DGERT.